A Moxa é um método terapêutico externo, que consiste em se utilizar determinadas substâncias e ervas de Artemísia para queimar, defumar ou aquecer a área ou pontos afetados.
Sua origem remonta a china primitiva, relacionada ao uso do fogo, ao se observar que o uso do calor podia aliviar certas dores. A queima da MOXA sobre a pele ou acima dos pontos de acupuntura produz calor, que regula o equilíbrio das funções fisiológicas do corpo.
A MOXA tem indicação nos casos de situações YIN, em padrões crônicos de deficiência, ou para doenças causadas por fatores externos. Tem as funções de aquecer os canais e colaterais de energia, ativar/regular a circulação de energia (Qi) e sangue (eliminando estagnações), eliminar o frio e a umidade, e recuperar a energia Yang do organismo. Pode ainda ser utilizada para o fortalecimento da saúde, se aplicada com freqüência sobre pontos de acupuntura específicos, fortalecendo o fator de resistência do corpo, sendo então recomendado o tratamento de bebês a idosos, e até mesmo animais de estimação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário